Por definição, a altura de um astro num determinado ponto da superfície terrestre é a amplitude do ângulo entre um plano horizontal e a linha imaginária que une o astro ao ponto onde está a ser feita a observação. A aplicação do método de Eratóstenes implica que em todos os locais que estão a colaborar na actividade seja determinada a altura do Sol ao meio-dia solar.
O processo de determinar a altura do Sol pode fazer-se através de dois processos:
1º Medição directa (aconselhada aos participantes mais novos, ou para todos aqueles sem conhecimentos básicos de matemática) Este procedimento implica a colaboração entre pelo menos duas pessoas e a utilização de um fio resistente e de um transferidor. Uma das pessoas mantém o fio bem esticado de modo a passar pelo ponto C (posição da extremidade da sombra ao meio-dia solar) e o ponto D (corresponde à extremidade superior da estaca utilizada mas do lado Norte; é importante perceber que o ponto D não é o centro da estaca, pois não foi esse o ponto responsável pela projecção da extremidade da sombra utilizada nos cálculos do passo anterior. O outro participante coloca o transferidor na posição indicada na, garantindo que o ponto central do transferidor coincide perfeitamente com o ponto C (cuidado pois alguns transferidores não permitem a justaposição directa dos dois pontos). Deverá então ser lido com rigor o valor do ângulo g directamente no transferidor.
2º Utilização de relações trigonométricas (aconselhada aos participantes com alguma maturidade matemática) Recorrendo a uma régua ou uma fita métrica precisa, determine com rigor a altura da estaca e o comprimento da sombra ao meio-dia solar. À semelhança do que acontecia no método anterior, o comprimento da sombra não deve ser medido a partir do centro da estacam mas sim da face voltada a norte. O Cálculo do ângulo g faz-se utilizando directamente a fórmula do seno e uma máquina de calcular: sen g = DE / EC É aconselhável que em cada local sejam implementados ambos os métodos e que seja dinamizada uma análise crítica dos resultados e das discrepâncias que inevitavelmente virão a ser encontradas.